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Vila Verde

Hoje, uma das principais preocupações das empresas na área da saúde é garantir a satisfação do cliente. E, para isso, a gestão da qualidade deve estar em pleno funcionamento. Pensando assim, a Vila Verde, uma rede de serviços que oferece assistência integral em saúde mental e às pessoas com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e drogas, segue priorizando seus investimentos na tríade pessoas, metodologia e tecnologia, sempre com o foco voltado para o cuidado do paciente.

Com profissionais qualificados e atualizados, unindo excelência terapêutica à estrutura moderna, a Vila Verde prioriza conforto, privacidade e segurança. Por isso, o trabalho tem como meta a qualidade e os níveis de excelência do atendimento. Com esse objetivo, em 2019, a Vila Verde selou uma parceria com a MD2 Consultoria para a utilização da tecnologia MD2 Quality Manager. O software oferece uma solução integrada, otimizando a formalização dos processos assistenciais e de apoio, que orientam a gestão integrada da qualidade. O sistema faz a integração de documentos, mapeamento de processos, informação documentada (procedimento operacional padrão – POP, instruções de trabalho e registros), relatórios de não conformidade (RNC), ações corretivas e preventivas e indicadores da qualidade (KPIs).

O gerente financeiro e de sustentabilidade da Vila Verde, Daniel Mazzoni, ressalta que a ferramenta potencializa a excelência operacional. “A solução permite a organização mais efetiva da gestão, contribuindo para a sistematização dos processos gerenciais através de dashboards, que são de fácil manuseio e acompanhamento”. Daniel acrescenta que “plataformas como essa, oferecida pela MD2, é um diferencial de mercado. No contexto atual as organizações mais modernas e inovadoras já estão se adequando aos conceitos oferecidos pelo Quality Manager”.

A gestão da informação pelo MD2 Quality Manager oferece facilidades que estimulam o engajamento das pessoas no cuidado do paciente a partir de uma visão sistêmica. Assim, a base de dados possibilita não só o registro dos processos assistências e administrativos, como também registra as manifestações dos familiares e acompanhantes.


Daniel Mazzoni

E, para uma estratégia organizacional bem definida, é necessário desenvolver processos e parâmetros sistemáticos para a gestão da qualidade. Para isso, hoje a Vila Verde conta com o apoio da superintendente de qualidade, Aline Diniz da Credere (Qualidade e Segurança na Área de Saúde) e a assessora de qualidade, Liliane Carvalho, da LC (Qualidade em Saúde). Juntas, as profissionais lideram as iniciativas para alavancar os objetivos da instituição em relação à qualidade dos processos e segurança e conforto de seus pacientes.

Segundo Aline, os gestores de qualidade buscam uma ferramenta de gestão que contemple três pilares importantes para a área - qualidade técnica, custo adequado e responsividade. “Dessa forma, com a MD2 Quality Manager, absorvemos todas as dimensões da qualidade de forma integrada e temos, ainda, a flexibilidade de personalização, para adequar às especificidades da instituição”.

Para Liliane, o MD2 Quality Manager estimula o trabalho coletivo e multidisciplinar, reforçando a participação e a autoavaliação, requisitos esses que promovem mudanças de atitudes e comportamentos. “A ferramenta tem custo acessível, equipe atenciosa e disponível, e alto valor agregado, fortalecendo o desenvolvimento da cultura de qualidade na Vila Verde”.

A acreditação ONA é um dos primeiros alvos da união MD2, Credere, LC e Vila Verde. E, a equipe acredita que esse empreendimento, certamente, trará o sucesso esperado!


Aline Diniz, Liliane Carvalho e Marcio Guerra, diretor de marketing da MD2

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