MD2 Consultoria e Negócios



CNseg®

A CNseg® – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar eCapitalização conseguiu reduzir drasticamente o tempo de atualização de suas gigantescas cargas de dados, contendo informações inerentes às diversas operações de seguros e que estão distribuídas em 37 grandes bancos de dados. O projeto de modernização do sistema foi realizado pela MD2 Consultoria, que figura entre os principais parceiros IBM® no segmento de Big Data e Integração de Dados.

O projeto atingiu dois grandes sistemas de informação em que estão ancoradas as operações da entidade. São eles: o DATASEG, que contempla os dados estatísticos do mercado segurador; e o SISEG, sistema integrado de dados técnicos de seguro. Nestas duas estruturas de dados, a CNseg® necessita administrar cerca de 3 bilhões de registros provenientes de órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Saúde (ANS®) e Superintendência de Seguros Privados (Susep®), as quais são acessadas diariamente pelas seguradoras do País.

A fim de garantir eficiência e precisão para estas transações de dados, a MD2 articulou uma solução capaz de garantir a máxima qualidade de todos os dados dos repositórios – eliminando redundância, inconsistência e indefinição de registros e integrando-os da maneira mais eficiente possível através da Inteligência.

Para tanto, a MD2 valeu-se da utilização das funcionalidades de uniformização, encapsulamento e análise de dados disponibilizadas pelas ferramentas IBM® Infosphere DataStage®, Infosphere® Quality Stage® e Infosphere® Information Analyzer®, que integram a suíte IBM® InfoSphere® Information Server®.

A integração das três diferentes ferramentas permite a extração, qualificação e análise dos dados de maneira uniforme e 100% automatizada. Com isto, as empresas do mercado segurador brasileiro obtém com maior precisão e agilidade todo tipo de informação estratégica para suas operações.

Isto inclui dados tais como registros e estatísticas de roubos ou acidentes envolvendo veículos; informações sobre demanda de saúde e estatísticas de internação ou óbito e até dados relacionados a eventos específicos como a ocorrência de “recall” para automóveis, que podem ser impactantes para os contratos de seguro. Ao todo, os sistemas da CNseg® registram um movimento anual da ordem de 65 milhões de acessos em busca desse tipo de dados.

“A grande quantidade de bases de dados, associada à enormidade dos registros e ao grande volume de acessos, acarretava grande sobrecarga de trabalho para o sistema de informação, além de apresentar considerável risco de falhas. Com a adoção das ferramentas de qualidade, integração e análise de dados, conseguimos contornar os aspectos mais críticos dessa estrutura e trabalhar com eficiência máxima em nossas operações.” relata Ricardo Gondim, gerente de TI da CNseg®.


BELO HORIZONTE | SÃO PAULO | RIO DE JANEIRO | BRASÍLIA