MD2 Consultoria e Negócios



UNIFORT

A Unifort®, uma das maiores distribuidoras do Brasil nos segmentos de peças e acessórios automotivos e artigos para construção, está conseguindo acelerar suas decisões de negócio com nível muito maior de acerto, a partir de um csamento bem sucedido entre o robusto ERP da SAP® com um conjunto rico e amigável de recursos da ferramenta de BI QlikView®. Através de um rápido processo de realinhamento de informações estratégicas, projetado e executado em parceria com MD2 Consultoria, a Unifort® consegue hoje extrair e publicar informações sensíveis de negócios que antes ficavam inertes sob a grande complexidade de seu ERP, e que precisavam de muito afinco, determinação e dispêndio de várias horas para serem garimpadas no sistema.

Sediada em Betim, na região metropolitana de BH, a Unifort® está presente em todo território com um mix de 24 mil produtos e o apoio de nove filiais abrangendo cerva de 400 funcionários. Nada menos que 200 executivos de negócios em suas diversas unidades necessitam de informações ágeis e precisas para embasar suas negociações com clientes e para a gestão dos resultados.

De acordo com Ricardo Durães, Gestor de Tecnologia da Informação do grupo, a prioridade do projeto foi criar um painel de controle simples e de rápida visualização dos principais indicadores de performance das negociações realizadas. "Com um conjunto sucinto e objetivo de gráficos, nossos executivos conseguem ver a posição dos indicadores como vendas ou consultas por cidade, produtos de maior movimento, tempo médio de atendimento a clientes e taxa de sucesso dos contatos", explica o executivo.

Segundo ele, por sua alta complexidade e sua arquitetura mais voltada para as funções transacionais, o SAP® impõe dificuldades para a criação desse tipo de painel, o que torna a solução QlikView® um aligado perfeito para usuários deste e de outros cinturões de gerenciamento.

"Os relatórios e gráficos do QlikView® nos permitem conhecer as margens obtidas por negócio e avaliar, de forma ágil, as mudanças nessa variável a partir do desempenho das equipes de vendas, por exemplo", prossegue Durães.

De acordo com Laurier Soares, Consultor de Negócios da MD2, os resultados conseguidos pelo uso do QlikView® na Unifort® são a prova de que o casamento do ERP com o BI pode ser uma operação muito mais simples e econômica do que o que se costuma acreditar. "Queremos levar esta experiência para usuários SAP® e de plataformas similares", conclui o executivo.


BELO HORIZONTE | SÃO PAULO | RIO DE JANEIRO | BRASÍLIA